4 de mai. de 2008

Blender

Blender é um programa de código aberto, gratuito, em português, desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D.


É amplamente utilizado na arquitetura para criação de maquetes eletrônicas, ambientação, simulação de ambiente 3D e iluminação, dentre outras aplicações em design industrial, engenharia, animação e produção de vídeo e jogos.


O Blender implementa ferramentas similares às de outros programas comerciais, que incluem avançadas ferramentas de simulação, tais como: dinâmicas de corpo rígido, dinâmicas de fluido, e dinâmicas de corpo macio; avançadas ferramentas de modelagem; ferramentas de animação de personagens e sistema de materiais baseados em “nós”.




Atualmente, o Blender já pode ser comparado, em todos os aspectos, com programas high-end comerciais, tais como 3ds Max, Cinema 4D, LightWave, Maya, Rhino3D, SOFTIMAGE|XSI e ZBrush, programas profissionais, alguns destes com mais de 10 anos de código. O Blender vem como um grande pacote para criação de conteúdos tridimensionais.


Graças a sua popularidade, existe vasto material sobre o Blender disponível na Internet, o que pode facilitar muito o aprendizado do programa.


O Blender, por padrão, é instalado em Inglês. Para mudar para o português brasileiro, depois de iniciar o programa, vá em “User Preferences” (ícone “I”) > “International Fonts” > “Language: Brazilian Portuguese” e depois marque as opções logo abaixo. Depois vá em “Arquivo” > “Salvar Preferências”.


A versão aqui disponibilizada é para os sistemas Windows. No site da Blender Foundation é possível baixar versões para Linux, Mac OS X, Solaris, Win64, etc.



  • Tamanho: 8 MB

  • Idioma: Multi (Incluindo português)



Nenhum comentário: